Garantindo a saúde financeira de uma startup com ferramentas contábeis

Este artigo é parte de uma uma série voltada a fundadores e as implicações contábeis a considerar no início de qualquer empreendimento, que começou com a descrição da anatomia de uma startup. No post anterior, começamos a falar sobre os benefícios da contabilidade para uma startup.

Neste post, falo sobre outras ferramentas contábeis valiosas e como fundadores podem usá-las para garantir a saúde financeira de seu empreendimento.

Quando iniciamos um negócio, muitas vezes não temos parâmetros claros do quanto comprar e nem o quanto vamos vender em determinado período. Por isso, é importante a análise de compras e estoques de recursos, pois esse processo pode dar algumas respostas importantes. Esse processo pode ser iniciado pela análise do estoque mensal.

Utilizando esses modelos de relatórios, o fundador da startup conseguirá equilibrar o quanto terá que comprar, projetando uma estimativa do estoque. Esse equilíbrio entre a compra e a venda feitas pela empresa são fundamentais.

O empreendedor pode utilizar os três últimos balanços como uma forma de acompanhar o crescimento (ou a contração) do negócio. Os índices financeiros são instrumentos úteis para o controle do negócio e permitem que a startup possa alinhar estratégias e chegar a um desempenho satisfatório.

É possível analisar o se o capital de uma startup está sendo construído de maneira correta e se está proporcionando receita. O ideal é que o montante maior dos custos seja concentrado nas atividades essenciais! A empresa tem que focar o investimento na necessidade de seus clientes e no que eles querem comprar, para que a startup comece a gerar receita. Não seguir essa diretriz básica traz desequilíbrio financeiro e prejudica o negócio.

Para definir o melhor regime tributário para um startup, é importante procurar um profissional contábil para analisar o cenário em que a startup opera.

Impostos são inevitáveis, mas devemos fazer com que sejam justos, escolhendo o melhor regime disponível ao seu modelo de startup.

A contabilidade online vem dominando o mercado a cada dia, com a vantagem de trazer toda a escrituração contábil em uma plataforma digital a qual o próprio fundador pode ter acesso e assim, maior controle sobre o que acontece com sua empresa do ponto de vista contábil.

Todas as interações entre contador e cliente ficam gravadas e tudo que está ali contido pode ser acessado a qualquer momento.

A gestão contábil é muito importante para uma startup, pois possibilita uma gestão eficiente e organizada – e com isso, maior rentabilidade e lucratividade. Isso é especialmente relevante para fundadores que procuram, por exemplo, obter capital de investidores anjo.

Para isso, é fundamental demonstrar organização, resultados e produtividade – fatores determinantes para a atratividade de uma empresa para um possível investidor.

 

Gostaria de saber sobre a sua experiência! Qual é/foi a sua experiência em lidar com as informações contábeis da sua empresa no início? Você teve a ajuda de um contador?

Se você precisar de orientações cadastre-se abaixo:

E-mail protegido de Spam!

Acompanhe meus próximos posts e me siga nos meus canais, onde falarei mais sobre como uma nova empresa pode se beneficiar da contabilidade. Até a próxima!