Três formas de aumentar a produtividade da sua equipe

Uma das principais preocupações de gestores que prezam pelo bem estar de seus colaboradores e dos resultados de suas empresas é: como aumentar a produtividade da minha equipe?

Neste post, apresento três dicas baseadas em minha experiência própria e também na observação de gestores eficientes – e outros nem tanto! São elas:

Identificar os pontos fortes e fracos da sua equipe. Uma das principais formas de aumentar a produtividade da sua empresa é identificando os pontos fortes e fracos de cada um dos seus colaboradores. Muito tem se falado sobre trabalhar os pontos fracos de um profissional para que o mesmo enfim supere suas dificuldades e progrida em pontos necessários para o desempenho de suas atividades. Porém, creio que podemos adotar uma abordagem diferente.

Muitas empresas e gestores de sucesso têm mostrado que o caminho para aumentar a produtividade de uma equipe é de fato focando nos pontos fortes de seus profissionais. Isso se dia por meio da qualificação. Se uma pessoa da sua equipe executa bem certas atividades como por exemplo a emissão de notas para uma empresa, ou a prestação de contas para uma entidade sem fins lucrativos, o melhor é apostar nessas competências, por exemplo proporcionando cursos para que ela fique melhor ainda no que ela já sabe fazer.

Isso vai fazer com que seu profissional fique muito mais produtivo e contribua muito mais para a sua organização em um espaço de tempo muito mais curto do que se o objetivo for o foco em áreas nas quais essa pessoa ainda não tem competência.

Observar detalhes que podem atrapalhar. No dia a dia do desempenho da função, detalhes que podem parecer pequenos à primeira vista podem acabar impactando a execução do trabalho da sua equipe. Em termos emocionais, tente perceber se seu colaborador ou colaboradora está passando por algum problema pessoal que possa estar atrapalhando a vida profissional. Muitas vezes alguma flexibilidade e apoio do empregador a um membro da equipe que atravessa dificuldades pode melhorar o desempenho do mesmo, além de estimular a lealdade do mesmo ao seu empregador.

Detalhes no campo físico também podem fazer diferença. Por exemplo, uma cadeira ou um computador podem não atender às necessidades do colaborador em termos de regulagem ou performance do equipamento. Um membro da equipe pode estar sofrendo para enxergar por conta de um óculos com grau inapropriado. Estes são exemplos de limitações cotidianas que podem afetar a perfomance de um colaborador e aos quais um gestor deve estar atento e buscar soluções rápidas para que o mesmo possa voltar a produzir normalmente.

Buscar o cargo certo para cada competência. Um ponto importante em criar uma equipe preparada, qualificada e produtiva é observar as qualidades de cada funcionário e combiná-las ao cargo correto. Muitas vezes, uma empresa tem um funcionário já produtivo em uma função e decide promovê-lo, sob a impressão que o mesmo seria igualmente produtivo nesse novo cargo. Assumir que essa estratégia dará certo em todas as ocasiões é um erro, pois o funcionário pode não só estar despreparado para assumir o novo cargo, como pode não contribuir da mesma forma em que o fazia em sua função anterior.

Por estas razões, administrar o processo de criação de competências e de progressão de carreira é importante, dado que uma empresa pode se prejudicar e mesmo perder um funcionário produtivo por não observar e perceber seus pontos fortes e fracos. Muitas vezes, como diz o ditado, times ganhadores devem permanecer inalterados.

Vou comentar mais vezes sobre estratégias vencedoras para a administração de uma empresa de sucesso. Caso tenha perguntas sobre o tema, fique à vontade para adicionar seu comentário abaixo!