é possível aprender a empreender

É possível aprender a empreender?

As motivações para empreender são muitas e vão desde insatisfação no ambiente de trabalho e vontade de ser o próprio chefe até ambições de ganhar um salário melhor e fazer o que realmente gosta.

Mas nem todo mundo tem uma vocação natural para este tipo de empreitada. Portanto, esta é uma das perguntas que escuto muito de pessoas: seria possível aprender a ser um empreendedor?

Anteriormente, acreditava-se que para fazer uma ideia comercial funcionar de fato, era necessário nascer com um dom, ou seja, “ter jeito” para os negócios.

Hoje em dia, existem treinamentos que ensinam você a administrar sua empresa, precificar produtos e fazê-los ter uma vida útil mais prolongada, entre outras funções importantes.

No mercado há uma gama enorme de treinamentos justamente pensados em qualificar o atual ou futuro empreendedor para que o mesmo não se lance totalmente no desconhecido.

Por exemplo, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE)  é um ótimo ponto de partida para quem pensa em se qualificar. Lá, são oferecidos treinamentos para que os que tem aquele brilhante ideia se tornem empreendedores de sucesso.

Tendo dito isso, você não precisa pensar que você precisaria ter o tal “empreendedor nato” para trazer a sua ideia ao mercado.

Hoje em dia, é possível ser ensinado a empreender: muitas pessoas que conheço e inclusive clientes tiveram que ir em busca dos elementos faltantes em sua jornada no empreendedorismo, como vender, como administrar, como contratar.

O que você precisa é melhorar o que você já faz de melhor e preencher as lacunas que se apresentarem com treinamento.

Tem alguma pergunta sobre como se desenvolver como empreendedor? Acompanhe meus posts no blog e aqui no LinkedIn e mande suas perguntas, terei o maior prazer em lhe ajudar!

 

 

Fale comigo por WhatsApp