LATEST POST

é possível aprender a empreender

É possível aprender a empreender?

As motivações para empreender são muitas e vão desde insatisfação no ambiente de trabalho e vontade de ser o próprio chefe até ambições de ganhar um salário melhor e fazer o que realmente gosta. Mas nem todo mundo tem uma vocação natural para este tipo de empreitada. Portanto, esta é uma das perguntas que escuto…

Continuar Leitura →

isenção de inss patronal para terceiro setor

ONGs são isentas de INSS Patronal?

Quando se está lidando com as obrigações formais e a contabilidade de uma entidade sem fins lucrativos, a seguinte pergunta pode surgir: minha entidade é isenta do INSS Patronal? Para começar, vamos esclarecer do que o INSS Patronal se trata. De forma simples, é uma contribuição feita pelas empresas para fins de seguridade social, que…

Continuar Leitura →

ONGs devem reter imposto de MEIs?

  Uma dúvida frequente das organizações sem fins lucrativos é sobre retenção de impostos e contribuições. Neste post, falo mais sobre um dos desdobramentos deste tema, que às vezes é um pouco nebuloso para os profissionais na área contábil destas instituições. Aliás, a ONG passou a ser formalmente chamada de OSC (Organização da Sociedade Civil),…

Continuar Leitura →

Pagando IR de bens adquiridos pré-casamento

Definir bens antes e depois de um casamento pode ser uma tarefa delicada, mas mais ainda é saber quem paga o imposto. Especialmente se estes bens foram adquiridos antes do dia em que o casal disse “sim.” Quando se procura respostas para perguntas relativas ao pagamento de impostos relativos a bens do casal, ou das…

Continuar Leitura →

A contabilidade para profissionais liberais

  Muitas vezes surgem dúvidas sobre quais são as obrigatoriedades contábeis e tributárias de um profissional liberal. Neste post, vou esclarecer o que são estes profissionais e qual a tributação básica dos mesmos. Um profissional liberal é formado em uma profissão regulamentada. Dentro desta categoria se encaixam médicos, dentistas, engenheiros, advogados quaisquer profissionais que necessitam…

Continuar Leitura →

Três formas de aumentar a produtividade da sua equipe

Uma das principais preocupações de gestores que prezam pelo bem estar de seus colaboradores e dos resultados de suas empresas é: como aumentar a produtividade da minha equipe? Neste post, apresento três dicas baseadas em minha experiência própria e também na observação de gestores eficientes – e outros nem tanto! São elas: Identificar os pontos fortes…

Continuar Leitura →

Temos mais MEIs do que nunca

A criação de microempreendimentos individuais (MEIs) está acelerada nos últimos anos. Isso se dá pelo fato de que as pessoas estão investindo em levar suas ideias a cabo como fonte de renda alternativa, frente ao ritmo mais lento da economia – tanto na reversão do índice de desemprego, quanto na retomada da criação de vagas…

Continuar Leitura →

Como abrir uma ONG?

OK, você já definiu qual será a área de atuação da sua ONG, mas não tem ideia de como começar o processo formal. Formalizar uma ideia que visa “caridade” é necessário? É sim! Neste post, seguindo minha série de artigos sobre o tema, começo a falar sobre estes processos. Qual é o caminho para abrir…

Continuar Leitura →

O que diferencia uma ONG de qualquer empresa?

Muitas pessoas buscam retribuir e gerar um impacto positivo para a sociedade em que vivem. Para isso, podem contribuir para uma organização sem fins lucrativos (ONG) ou até mesmo constituir uma. Mas este pode ser um tema um pouco nebuloso formalmente falando – particularmente se você está mais interessado no objetivo e nas contribuições que…

Continuar Leitura →

O blockchain e o futuro da contabilidade

Blockchain é uma das palavras da moda no mundo da tecnologia – mas ela pode avançar, ou melhorar o exercício da contabilidade? Procurei saber mais sobre o assunto e divido algumas descobertas com vocês neste post. Uma das minhas leituras iniciais foi um relatório bem interessante sobre a tecnologia Blockchain e o futuro da contabilidade,…

Continuar Leitura →

Page 1 of 4