Dicas: Gestão do capital de giro para empreendedores

Decisões diárias podem aumentar drasticamente o dinheiro necessário para administrar um negócio, o capital de giro é um dos pontos cruciais deste assunto.

Empresas precisam de uma série de recursos para operar. Há gastos  na compra de mercadorias a serem posteriormente vendidas, mão-de-obra, despesas com infraestrutura, pagamento de fornecedores e impostos.

Caso a empresa vende a prazo, os clientes pagarão posteriormente.

Mas a empresa também precisa de dinheiro para honrar seus compromissos. O capital de giro soluciona justamente isso. Este capital pode ser dinheiro ou recursos que possam ser transformado em dinheiro rapidamente, como produtos em estoque ou contas a receber dos clientes.

Com este dinheiro, a empresa funciona no dia-a-dia. Porém, existem problemas na gestão deste recurso tão necessário para que um negócio possa funcionar tranquilamente. As ocorrências de situações que geram maior capital de giro no dia-a-dia que são tão rotineiras que parecem até inconsequentes.

Exemplos podem incluir o funcionário de um food truck, que decidiu encomendar mais embalagens do que o habitual – comprometendo dinheiro da empresa para evitar se preocupar com tanta frequência se tem embalagens o suficiente para atender clientes.

Ou o tradutor que atrasa a emissão de uma fatura para um trabalho, perdendo o prazo mensal de faturamento de um cliente e atrasando o pagamento por um mês inteiro.

Ou a fabricante de sapatos artesanais que esquece de olhar as condições de pagamento de um fornecedor e, sem querer, concorda em pagar as faturas deste fornecedor em sete dias – ao invés dos convencionais 30 ou 45 dias.

Histórias como essas acontecem todos os dias em negócios de todos os tamanhos no mundo inteiro, mas especialmente para micro e pequenas empresas, estas ocorrências podem prejudicar significativamente o desempenho do negócio.

Porém, gerenciar estoque, contas a pagar e recebíveis pode ser uma tarefa bem difícil, especialmente para negócios que não fizeram isso antes. A seguir, vou listar algumas formas em que um empreendedor pode gerir melhor o seu capital de giro:

1- PLANEJE-SE: Gastar o capital de giro sem planejamento é perigoso, pois se precisar buscar dinheiro no mercado financeiro os juros são altíssimos;

2- PROJETE PAGAMENTOS A LONGO PRAZO: Projetar os pagamentos a longo prazo é interessante, deixar o capital de giro em aplicações de curto prazo, consegue até rendimentos financeiros sobre o próprio capital de giro. Existe um processo de oscilação do fluxo de caixa.

3- TENHA UM BOM SISTEMA: Alimentar as informações num bom sistema financeiro é importante para que você tenha relatórios confiáveis.

Se um negócio começa a ter problemas na administração do seu capital de giro, uma ajuda especializada como a de um contador pode ajudar o fundador a melhor gerir suas contas e assim ter recursos disponíveis para a manutenção do seu empreendimento.

Como você administra seu capital de giro? Já teve problemas na administração destes recursos? Compartilhe sua experiência nos comentários abaixo.