Como abrir uma empresa sem dinheiro

É possível iniciar um negócio sem dinheiro?

 O Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo, segundo o Global Entrepreneurship Monitor, um estudo organizado pela Babson College, nos Estados Unidos. O país é campo fértil de ideias e quase todos nós temos uma ideia em potencial para fazer acontecer.

Mas quando se trata de colocar estas ideias em prática, o empreendedor enfrenta vários desafios e um dos mais comuns é a falta de capital. O que acontece na maioria dos casos, é que o orçamento da família do típico empreendedor brasileiro é apertado, e consequentemente torna-se difícil aplicar recursos na realização do sonho de abrir um negócio.

Mas é possível iniciar um negócio sem dinheiro? A resposta é: apesar de ser desafiador, é sim possível começar com caixa zero. E como um empreendedor pode fazer isso?

A seguir, sugiro alguns passos – apesar de esta não ser uma lista exaustiva, pois com certeza falarei mais sobre este assunto no blog – que poderão trazer mais claridade para o seu projeto empreendedor.

como conseguir capital

Primeiramente, no caso de prestação de serviços, considere prestar os seus serviços para quem você conhece.

No caso da prestação de serviço, você pode começar a fazer isso para sua família e amigos. Isso, consequentemente, vai possibilitar seu primeiro faturamento e que seu negócio comece a gerar um retorno financeiro, bem como sua confiança como empreendedor(a).

No caso de produção, comercialização e revenda de produtos, a coisa muda um pouco de figura. Neste caso, você realmente vai precisar de dinheiro, seja para comprar matéria-prima, ou para fazer estoque de mercadorias. A pergunta é, como conseguir o dinheiro para começar um empreendimento baseado em produtos?

Você pode fazer isso da forma mais antiga e barata que conhecemos: pedir dinheiro emprestado para parentes e amigos próximos é uma delas. Essa alternativa tradicional é atraente também pelo fato de que estas pessoas tipicamente não vão cobrar juros de você, ou cobrarão os juros mais baixos possíveis.

Você pode pedir empréstimos de bancos ou financeiras. Também pode vender um bem quitado, como um carro. Neste caso, se você for precisar deste carro para o negócio, você pode refinanciá-lo.

Independente do fato de você refinanciar um carro, ou se planeja a solicitação de um empréstimo, é importante que você busque o banco ou financeira que ofereça o menor juro possível, para que você não se endivide logo no início do seu negócio.

Seja na prestação de serviço ou produto, também é importante que você tenha uma boa educação financeira e projetar custos do seu negócio. Uma das formas de se organizar é usar uma planilha que vai mostrar com clareza as principais áreas de gastos e também registrar o seu faturamento.

Existem vários modelos de planilhas de organização financeira disponíveis online e você pode testar alguns e ver qual melhor se adapta à sua rotina e atividades empreendedoras.

Você pode também contratar serviços especializados para apoiar este processo. Nós aqui na Contabilidade Amiga prestamos não só o serviço contábil, mas também consultoria para que você possa começar o seu negócio com o pé direito, independente do capital que você planeja investir no início.

O vídeo sobre como iniciar um negócio sem dinheiro já está disponível assista! 

Não deixe de assinar nosso canal.