Nubank: reinventando serviços financeiros e ajudando empreendedores

Opção financeira para Empreendedores

Uma das startups mais famosas e bem-financiadas do Brasil, a Nubank, oferece uma boa opção para empreendedores buscando reduzir custos e ter uma melhor experiência online, além de possibilitar uma melhor gestão de recursos financeiros pelo fundador.

A Nubank recebeu na semana passada a autorização do governo para se tornar uma financeira – para ser banco precisaria de um autorização do Banco Central e de novo decreto presidencial. Agora, a fintech não mais precisará de parcerias com bancos no país para ter sua estrutura de captação de recursos e oferta de crédito.

Embora seja uma empresa brasileira, a empresa é controlada por uma holding sediada nas Ilhas Cayman. Empresas de capital de risco incluindo Sequoia Capital, Kaszek Ventures, Tiger Global Management e DST Global já investiram US$ 179 milhões no Nubank desde 2013, o que avaliou a empresa como valendo US$ 500 milhões no início de 2016.

A Nubank tem mais de três milhões de clientes da empresa lançada há três anos como um provedor de cartão de crédito oferecendo uma experiência online simplificada e ferramentas baseadas no celular.

Conta sem tarifa

A notícia de que o Nubank se tornará uma financeira chega poucos meses depois que a fintech anunciou seus planos para atender a população não-bancarizada do Brasil com uma conta bancária digital.

Aproximadamente 60 milhões de pessoas no Brasil não têm uma conta bancária devido a taxas excessivas e burocracia, disse o presidente da Nubank, David Vélez, no evento que lançou a NuConta em Outubro do ano passado.

Mas o produto também é interessante para fundadores de startups que querem economizar dinheiro em taxas aplicadas por bancos tradicionais e ter melhor visibilidade de seus gastos.

A NuConta até agora está somente disponível para usuários Android. Está sendo testada com um número limitado de usuários e será então lançada para a base existente de clientes de cartões de crédito. O objetivo é disponibilizar a conta digital a qualquer pessoa durante o primeiro trimestre de 2018.

“Nós lançamos nosso produto de cartão de crédito como uma resposta ao fato de que as taxas de juros no Brasil estão entre as mais altas do mundo e o nível de serviço [dos bancos tradicionais] também está entre os piores do mundo”, o presidente-executivo da Nubank, David Vélez disse aos delegados no evento de lançamento da NuConta.

Funcionalidades interessantes da NuConta

Clientes da Nubank no cartão de credito já tem acesso a recursos que cartões tradicionais não possuem: praticamente todos os problemas podem ser resolvidos através das funções acopladas no app ou pelo chat, que também é acessível pelo celular. Pedido de aumento de limite, bloqueio de cartão, pagamento, reclamações, etc podem ser também feitos na mesma plataforma.

Com a NuConta, cuja funcionalidade vai ser progressivamente atualizada nos próximos meses, os clientes poderão efetuar pagamentos e transferências entre contas Nubank sem nenhum custo.

Assim como seu cartão de crédito, o gerenciamento de contas atuais da Nubank é centrado em dispositivos móveis – de acordo com Vélez, isso foi essencial, já que o Brasil possui o maior mercado de internet móvel e  penetração de smartphones na América Latina.

Qualquer montante depositado na conta bancária da NuConta rende juros, uma vez que os valores serão imediatamente vinculados a títulos do governo sem a necessidade de os clientes adquiram produtos de investimento adicionais.

Isso, de acordo com o banco, é uma forma de rentabilizar o produto, uma vez que os clientes não pagarão taxas para manter suas contas.

Inicialmente, a NuConta não oferecerá um cartão de débito ou retiradas de dinheiro, mas Vélez não descarta a introdução desses recursos se os clientes o solicitarem.

“Nós pensamos que o dinheiro será cada vez mais digital e, em breve, as pessoas não precisarão levar muito dinheiro”, disse Vélez, acrescentando que o mesmo vale para cheques.

A manutenção de uma agência física é dispendiosa, Vélez disse, e essas despesas são repassadas aos clientes, que por sua vez pagam taxas mensais altas para ter uma conta em um banco tradicional.

Adotar os serviços de uma empresa como a Nubank – que aproxima seus clientes de uma realidade bem distante das filas de banco exaustivas e das negociações intermináveis sobre juros – pode ser tanto uma opção viável para fundadores que buscam uma organização financeira eficiente e com menos custos,  quanto como inspiração de empresa que busca a redefinição dos serviços financeiros no Brasil.

A falta de organização financeira está relacionada a um dos três erros que todo empreendedor deve evitar, mencionada no meu e-Book. Clique aqui para baixar este material gratuito e que ajudará você na trajetória de desenvolvimento do seu novo negócio.