O que é uma Start-up unicórnio?
No começo deste mês, a empresa chinesa Didi Chuxing, adquiriu a maior parte da empresa desenvolvedora do aplicativo de mobilidade 99, classificando a empresa brasileira na lista de unicórnios globais.
A divulgação da aquisição segue a compra de uma participação minoritária na 99 pela Didi, um ano atrás. A compra dá status de “unicórnio” à startup brasileira, uma vez que o negócio valoriza a 99 em US$ 1 bilhão, de acordo com várias fontes.
Essa última rodada de investimento onde a empresa chinesa adquiriu uma participação majoritária na 99 abrangeu também as ações da empresa anteriormente detidas por outros investidores, incluindo Riverwood Capital, Qualcomm Ventures, Tiger Global, Monashees e Softbank.
Este investimento consolida uma parceria profunda entre a Didi e 99 para acelerar ainda mais o mercado de mobilidade urbana baseado em aplicativos na América Latina, garantindo mais opções de transporte para os usuários”, disseram as empresas em comunicado.
Histórico
Além de oportunidades de expansão fora do Brasil, a 99 estava buscando um comprador por alguns meses antes do primeiro investimento de Didi – a imprensa na época chegou a sugerir que a empresa espanhola de mobilidade Cabify, também operante no Brasil, tentou comprá-la em certo ponto.
Em Janeiro de 2017, Didi Chuxing investiu por uma participação minoritária por US$ 100 milhões. Naquela época, a empresa chinesa começou a se envolver na tomada de decisão nos aspectos de tecnologia, desenvolvimento de produtos e operações da 99.
A 99 opera em 550 cidades em todo o Brasil – e, assim como a Didi, começaram suas atividades no mercado de táxis e posteriormente começaram a segmentar as atividades em mobilidade para acompanhar as mudanças na demanda do cliente.
Atualmente, a empresa tem uma base de mais de 160 mil motoristas e 20 milhões de usuários em todo o Brasil.
A aquisição de 99 pela empresa chinesa aumentará a concorrência entre outros aplicativos que dividem o mercado de mobilidade no Brasil, como a Uber e Cabify. Mas a ameaça para os concorrentes se estenderá em toda a região latino-americana, já que a Didi planeja entrar no mercado mexicano este ano.
Quer ter uma Start-up preparada para o mercado? Entre em contato nós podemos te orientar.
E-mail livre de Spam!